O sonho do Centro de Treinamentos do Criciúma Esporte Clube nasceu em 1995, com a doação de um terreno com 10 hectares de área pela administração municipal. O presidente do Conselho Deliberativo do Criciúma na época era José Locks.
Hoje este sonho, além de ser uma realidade, se concretiza como um dos melhores centros de treinamentos do Brasil. O Centro de Treinamentos possui 2.803,7 metros quadrados de área construída. O alojamento é dividido em dois blocos, A e B, e possuem 32 quartos duplos. A instalação também conta com refeitório, quatro vestiários, cozinha, auditório, lavanderia, sala de recreação, academia, área de serviços de medicina e fisioterapia.
O CT também possui uma Subestação de Energia Elétrica com transformador com potência de 300 kwa e reservatório de água próprio com capacidade de 89mil litros, que é abastecido por um poço artesiano.
O espaço conta com seis campos de futebol com medidas oficiais para o uso das equipes da base e o profissional do Tigre. Um dos campos serve para jogos amistosos, além de treinos, contando com dois vestiários, cabine de imprensa e arquibancada ecologicamente sustentável, com capacidade para 1.400 pessoas, além de um bloco de apoio que abriga os banheiros sanitários e uma lanchonete com terraço.
Recentemente foi aprovado pelo Ministério do Esporte e Caixa Econômica Federal a construção de mais um bloco. O bloco "C" terá 04 vestiários, cada um com capacidade para receber 50 atletas, sala de reuniões e rouparia.
A construção e ampliação do Centro de Treinamentos do Criciúma Esporte Clube não seria possível sem o apoio de:
O Centro de Treinamentos do Criciúma está localizado no Bairro Cristo Redentor, em uma área industrial, a poucos quilômetros do acesso pela SC-445 que liga o município de Içara a Criciúma e também a 500 metros das margens do novo acesso ao município, a Via Rápida, que se encontra em obras na fase de finalização.